Boletim Epidemiológico - Dengue
O Brasil e o mundo vivem um momento que impõe desafios para todos.
Com a pandemia de coronavírus, medidas de restrição e isolamento social estão sendo adotadas. Em Areado não é diferente. Contudo, além da preocupação com a Covid-19, a população Areadense deve ficar atenta a uma outra ameaça: DENGUE.
Neste período de reclusão, em que muitas pessoas estão em casa, é fundamental aproveitar o tempo para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya. Muita gente quer fazer de conta que a água para da só se acumula no terreno do vizinho, mas quando isso ocorre além de não contribuir em nada quem ganha espaço é o mosquito! A responsabilidade de eliminar os focos do mosquito é de cada um.
O Aedes aegypti não escolhe um criadouro específico. Basta um pouco de água em qualquer recipiente para que ele deposite seus ovos. No entanto, ações simples e rápidas podem ajudar no combate ao mosquito. É importante não deixar água parada e verificar locais óbvios, como calhas, caixa d’água, vasos de plantas e pneus, por exemplo. Também é fundamental fazer uma varredura em ralos e vasos sanitários, espaços por vezes esquecidos.
Quais o sintomas da Dengue?
Geralmente, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia depois da picada do mosquito. Entre os mais comuns da Dengue estão a febre alta, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas articulações e atrás dos olhos; além de manchas vermelhas pelo corpo (exantema) e coceira.
Pessoas com esses sintomas devem procurar o PSF ou hospital local para um exame físico e encaminhamento com pedido de sorologia para o laboratório que irá confirmar o diagnóstico. É muito importante que os diagnósticos positivos retornem ao PSF/hospital para que tomem providência de notificação à Epidemiologia do Município, que realizará todo o protocolo e fumace se necessário.
Caso tenha mais dúvidas consulte a Epidemiologia pelo fone (35) 3293-2895 ou dirigindo-se ao local na Rua Adelino Borneli, 741.
Cuidem-se!
Este artigo será atualizado diariamente, sua última atualização ocorreu em 22/04/2020 às 20h05min