Conheça a Cidade

Sobre Areado

Aspectos Gerais

O Município de Areado encontra-se em condições privilegiadas, considerando-se que a situação, meios de comunicação, qualidade de terras férteis, clima e, principalmente, após a construção da barragem de Furnas, tornando-se circulada por belos lagos, com atrativos existentes em suas margens, aliado à paisagem natural de extrema beleza, com montanhas, vales e matas naturais, propícios ao desenvolvimento do turismo.

Orgulhosamente, nossa cidade foi cognominada “AREADO MORADA DOS PEIXES”

Aspectos Sociais

Domicílios em geral razoáveis, com abastecimento de água pela COPASA e fornecimento de energia elétrica pela CEMIG. Cidade 100% dotada de infra-estrutura urbana, servida também por serviços de Telefonia e por Correios.

Na saúde e assistência, contamos com a Santa Casa de Misericórdia, Postos de Saúde e várias farmácias, além de convênio com CISLAGOS (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região dos Lagos).

Profissões Liberais

Contamos com advogados, médicos, contadores, comerciantes, professores, dentistas, farmacêuticos, bioquímicos, engenheiros, arquitetos, etc.

Religiões

A religião predominante é a Católica, existindo também a Presbiteriana Independente do Brasil, Assembléia de Deus, a Cristã do Brasil, Deus é Amor e outras.

Principais festas

  • Festa de São Sebastião, Padroeiro do Município, realizada no dia 20 de janeiro.
  • Festa Carnavalesca, atraindo turistas da região e das grandes capitais.
  • Festa de São Vicente de Paula, realizada em julho, em benefício dos mais carentes de Areado, residentes no Lar São Vicente.
  • Festa do aniversário da Cidade, comemorada no dia 10 de setembro, com desfiles, apresentações rurais e urbanas, shows, bailes, pirotecnia, etc.
  • Festa de Nossa Senhora do Rosário, realizada em outubro, que atualiza com folguedos populares, tais como Congados, Caiapós, em grupos fantasiados.
  • Festa de Santa Luzia, comemorada no mês de dezembro.

Economia

A situação sócio-econômica do Município de Areado, apresenta-se em ascensão acentuada, acompanhando satisfatoriamente o desenvolvimento empreendido em todo o país.

Areado, pela sua situação geográfica privilegiada, pelo seu clima temperado, por suas terras férteis, pela Represa do Lago de Furnas que circunda quase que a totalidade de suas linhas limítrofes e por muitos outros fatores que o beneficia, acha-se pelo desenvolvimento sócio-econômico:

  • Na agricultura: destacando-se o café, arroz, milho, feijão, batata e cana-de-açúcar.
  • Na pecuária: destacando-se o gado bovino, o leiteiro e o de corte.
  • Na psicultura: destaca-se a criação de alevinos, a engorda e o comércio de peixes.
  • Na suinocultura: destaca-se a criação e engorda de suínos.
  • Na avicultura: destaca-se a criação e engorda de aves.
  • Na indústria: destacam-se as micro-empresas, com alta produção, sendo: olarias, serralherias, artesanato de couro, tecidos, tecelagens, fabricação de roupas, etc.
  • No comércio: materiais de construção, gêneros alimentícios (supermercados e armazéns), combustíveis, auto-peças, bebidas (distribuidor e varejista), padarias, papelarias, móveis e eletro-domésticos, casa de carnes, confecções (malharia), telecelagens, etc.
  • No setor de prestação de serviços: distribuição de energia elétrica pela CEMIG, serviços de telefonia (Telemig, Telemar, Tim, Claro), abastecimento de água pela COPASA, serviço de esgotamento sanitário à conta do Município, agência dos Correios, agências dos Bancos do Brasil e Bradesco, Lotérica da Caixa Econômica Federal, Banco Rural Cred, Agências de Crédito, etc. Dispõe ainda de Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL. A unidade do Procon Municipal em vias de ser criada.

Entidades de Classe

O Sindicato dos Produtores Rurais de Areado, juntamente com a EMATER, presta assistência à classe ruralista do Município, orientando-os e assistindo-os no que diz respeito aos direitos e deveres da gente do campo.

Transportes e Comunicações

O Município de Areado conta com uma rodoviária, por onde passam ônibus em vários horários e com destinos às diferentes cidades, dando oportunidade à população de se locomover para outros Municípios com facilidade, proporcionando comunicação para várias partes do país; para o transporte urbano, contamos com 13 táxis e transporte intermunicipal e interestadual, com empresas de transportes particulares.

Nas comunicações estamos servidos pela Agência dos Correios e Telégrafos e o serviço de Telefonia pelas operadoras Telemar, Telemig, Tim, Claro.

Saúde e Ação Social

Areado conta com um hospital, Santa Casa de Misericórdia, regularmente equipado, com profissionais de diversas especialidades. Complementando, temos dois postos de saúde e consultórios odontológicos, bem como o plantão médico custeado pelo Município e prestado na Santa Casa, conforme convênio entre os partícipes.

Mantém ainda o Município diversos programas na área da saúde, bem como o fornecimento de medicamentos e leite em pó à população.

Mantém também o atendimento em creches para crianças de 0 a 6 anos, havendo duas creches ativas e uma terceira em construção.

Entidades Assistenciais existentes na cidade: Lar São Vicente, Casa da Criança de Areado e APAE Areado, prestando assistência, respectivamente, aos idosos, às crianças e aos portadores de necessidades especiais de Areado.

Turismo

Areado é privilegiado por diversos fatores que propiciam o desenvolvimento do turismo da região. Após a construção da Usina de Furnas, a barragem proporcionou formação de lagos ao longo de suas divisas, às margens das rodovias e por todos os vales existentes na região, formando visões panorâmicas de rara beleza que, conjugadas com a topografia montanhosa, espelha a própria natureza a acolher seus admiradores para lhes oferecer tranqüilidade de espírito e dar-lhes o almejado descanso mental. A cidade conta ainda com ótimo serviço de hotelaria, tais como Areado Hotel e Turismo, Hotel Primavera, Hotel Minas Gerais, e Hotel do Sol.

Dispõe ainda de pesqueiros e pousadas, que proporcionam períodos de descanso e lazer.

Temos instalada no Município a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo – AFPESP, motivo de orgulho e honra para os Munícipes Areadenses.

Esporte e Recreação

A cidade de Areado conta com um Ginásio Poliesportivo coberto – Centro Educacional e Esportivo de Areado “Venerando Braz da Silveira”,- com o Clube Recreativo Areadense, onde a sociedade se reúne para comemorações festivas e ainda uma moderna praça de esportes, com piscinas, salão para jogos, sauna, quadra polivalente e um belo campo de futebol (União Atlética Areadense).

Conta também com mais três quadras de esportes, um campo de futebol municipal e outro campo de futebol (Aliança Futebol Clube), com ótima iluminação, vestiário e acesso ao público em geral.

Educação

Areado é bem dotada de Escolas de 1º e 2º graus e profissionalizante, que têm a dirigi-las corpos docentes titulados e nas quais são aplicados os mais modernos métodos de ensino.

“Areado Morada dos Peixes”

É um prazer tê-los conosco.

logo rodape

Endereço

Praça Henrique Vieira, nº 25 - Centro
CEP: 37140-000
Areado, MG.

Informações

Segunda a Sexta das 12h00 às 18h00
Telefone.: (35) 3293-1333 / 3293-1889 / 3293-1201 / 3293-1693 / 3293-3500 / 99958-5760
Email: sic@areado.mg.gov.br