História de Areado

A povoação areadense foi fundada aos 25 dias do mês de abril de 1823, pelo Guarda-Mor José Joaquim da Cunha Bastos, juntamente com Antonio dos Reis Rosa e João Marques de Araújo, sendo esses dois últimos, os doadores da área aproximada de quinhentos hectares, que serviriam para o assentamento inicial dos primeiros habitantes.

Os desbravadores, idealizadores e generosos cidadãos referidos, cuja memória respeitosamente reverenciamos, abriram uma clareira em plena mata densa e edificaram uma capela que seria o primeiro marco da cidade de Areado.

A agricultura fixou os recém-chegados ao solo produtivo e experiências pioneiras foram feitas, então, com o plantio do trigo e do centeio. Depois tiveram êxito as culturas da cana-de-açúcar, fumo e algodão. Como atividade auxiliar, a criação de gado de corte e leiteiro.

Naquele tempo, as casas eram de pau-a-pique, posteriormente substituídas pelas de adobo, feitas de uma espécie de tijolo de barro, sendo certo que algumas ainda existem até hoje.

Já naquela época, a vocação para o desenvolvimento do artesanato florescia para suprir as necessidades de utensílios, vestimentas, instrumentos, fiação em roca, tecelagem manual, manufatura em couro, cerâmica e outras.
 No dia 23 de abril de 1823, o Padre Venâncio José Siqueira rezou a primeira missa, cuja data acabou ficando admitida como a de fundação da cidade, com o nome de São Sebastião do Areado.

Em 1859, o bispo de São Paulo, Dom Antonio de Melo, elevou a capela a Curato, sendo canonicamente provida, doze anos mais tarde, em 1871. No mesmo ano, o Curato foi elevado à freguesia, tendo assim permanecido até 1911, quando passou a chamar-se Vila Gomes, desmembrando-se de Alfenas por força da Lei Estadual nº 556/11. No período da freguesia, destacou-se a figura do inesquecível Padre Antonio Mariano Pimentel, vigário principal e responsável pelo desenvolvimento vertiginoso verificado no povoado, razão porque o seu nome acabou perenizado no coração do povo numa rua central da cidade.

Pela Lei Estadual nº 747, de 20 de setembro de 1919, o nome da cidade foi trocado para Areado, como assim o é até hoje. No dia 10 de setembro de 1825, pelo Decreto-lei Estadual nº 893, acabou sendo considerada cidade, realizandose sua emancipação político-administrativa.

Esse breve relato histórico sobre a fundação e desenvolvimento natural da cidade de Areado, conduz-nos todos à lembrança e gratidão aos homens e mulheres do passado e do presente, anônimos ou identificados, que não mediram e não medem esforços para o progresso do município, para promoção da paz, para investir na educação e na saúde e, em especial, para reduzir a distância odiosa que separa os ricos dos pobres, dentre eles, em particular os diligentes prefeitos e todos os vereadores.

Baixe o Documento:
pdf Historia de Areado (2.63 MB)

Praça Henrique Vieira, nº 25 - Centro
CEP: 37140-000
Areado, MG.

Segunda a Sexta das 12h00 às 18h00
Telefone.: (35) 3293-1333 / 3293-1889 / 3293-1201 / 3293-1693 / 3293-3500 / 99958-5760
Email: sic@areado.mg.gov.br